Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

OAB pede afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara

Publicado por Fabio Cardoso
há 8 anos

O Conselho Pleno da OAB decidiu pedir o afastamento cautelar imediato do deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara e, se o Conselho de Ética da Casa concluir que ele quebrou decoro, exigir a sua cassação. A Ordem oficiará a Câmara e o STF sobre a decisão.

“Pelos fatos e pelas notícias que temos, é importante a manifestação do Conselho Pleno da OAB. Estamos sendo demandados pela sociedade sobre o eventual afastamento do presidente da Câmara. Queremos uma manifestação conjunta da OAB sobre o assunto”, afirmou o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia.

Lamachia reafirmou que OAB não está emitindo juízo de valor sobre uma eventual culpa do presidente Eduardo Cunha, apenas preservando a instituição Câmara dos Deputados. “À medida que o país passa por tantos problemas, esta decisão do Conselho Federal demonstra a responsabilidade da entidade para com a sociedade. A OAB está atenta aos temas da sociedade e efetivamente participando do debate nacional”, afirmou.

O pedido de afastamento do deputado Eduardo Cunha foi proposto pelo presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa, sendo posteriormente acatado por unanimidade no Colégio de Presidentes de Seccionais. O colegiado encaminhou o processo ao Conselho Pleno. A decisão contou com a aprovação de 26 bancadas, sendo que o voto de uma das bancadas foi anulado em razão de empate entre os conselheiros.

O relator do processo, conselheiro federal André Godinho (BA), explicou que, em tempos de crise política, com tantos escândalos de corrupção, vale relembrar papel da OAB como defensora da Constituição e da aplicação das leis. “A gravidade dos casos desgasta a imagem não só do deputado, mas também de tão importante Casa Legislativa. Não estamos imputando culpa ao deputado Eduardo Cunha, mas entendemos que a situação desgasta a imagem da Câmara e precisamos preservá-la”, votou.

Godinho citou em seu relatório todas as ações propostas pela Procuradoria-Geral da República contra Eduardo Cunha, assim como seu depoimento à CPI que gerou o processo no Conselho de Ética da Câmara, por supostamente ter mentido sobre ter contas no exterior. Cunha também foi denunciado ao STF por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, além de ser suspeito de ter recebido milhões de reais pela aprovação de medidas que possam ter beneficiado um banco. Cunha também é acusado de ter recebido propina para liberar verbas do FGTS para construções no Rio de Janeiro.

Fonte: OAB - Conselho Federal

  • Sobre o autorPesquisador Jurídico e Concurseiro.
  • Publicações143
  • Seguidores264
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações630
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pede-afastamento-de-eduardo-cunha-da-presidencia-da-camara/304238305

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Deveria pedir também o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado. Por que não? continuar lendo

No caso estou plenamente convencido de que o Deputado Eduardo Cunha deve ser afastado do cargo. Há verossimilhança; há fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; abuso de direito de defesa e manifesta propósito protelatório. São esses os requisitos que, diariamente, suscitamos para pedir a antecipação dos efeitos da tutela. Além disso tudo, a medida é reversível, pois, caso fique provado que as imputações não merecem prosperar, o deputado retorna ao cargo. continuar lendo

Nós brasileiros somos a soberania defendam este solo com as armas que tem,a inercia atrai abutre. continuar lendo

Antes tarde do que nunca! As provas contundentes de uma série de crimes já vão fazer aniversário. Finalmente, alguém faz coro com o PSoL para tirar este barão do trono! continuar lendo